A cerveja nossa de cada dia

Ninguém é obrigado a entender de cerveja para beber cerveja. Isso é um fato. Entretanto, é bom a gente esclarecer algumas coisas.

A maioria esmagadora das cervejas que encontramos no mercado brasileiro contém milho, arroz ou até mesmo soja (milho é o mais comum). Surpreso? Repare se a sua cerveja predileta não tem algo como “cereais não maltados”. Tem? Ferrou. De acordo com a legislação brasileira, ela pode conter até 45% de milho, então.

O que isso significa na prática? Depende. No meu caso, significa que estou sendo enganado. Uma das primeiras (ou talvez a primeira) lei alimentar do mundo, do ano de 1516, surgiu justamente para regular a produção de cerveja na Baviera, que é uma região da Alemanha. A tal Lei de Pureza da Cerveja estabelecia que o malte de cevada deveria ser utilizado para a produção de cerveja. Cevada! Nada de milho! Menos ainda milho transgênico. Pois bem… É isso que tomamos no Brasil: suco de cevada. Contém cevada, mas não é a cerveja como ela foi concebida.

Dizem que fiquei fresco. Tomei Antartica a minha vida inteira e nunca reclamei. Pois bem… A ignorância é uma benção. Depois que descobri que somente poucos rótulos usam apenas cevada, me encantei por eles. É o caso da Heineken, da Therezópolis, da Sul Americana, apenas para citar alguns nomes. E depois disso, sim, fiquei mais fresco. Percebi que tomar cerveja com milho me deixava empanzinado, e resolvi enveradar para o mundo das cervejas puro malte. Pior… Também descobri que as tais pesquisas que afirmam que cerveja faz bem para a saúde são feitas tendo como base cervejas puro malte.

Experimente! Sei que a crise está feia, mas como vem escrito na garrafa da Therezópolis: “Beba menos. Beba melhor.” E não se esqueça que há literalmente milhares de produtores independentes fazendo cervejas em suas casas! É bem provável que um amigo seu esteja fazendo cerveja de primeiríssima qualidade e você nem saiba disso. Se você gosta de cerveja, creio que vale a pena se informar sobre o assunto. Apenas um aviso: é um caminho sem volta!

loading-cerveja

3 pensamentos sobre “A cerveja nossa de cada dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s