Voto impresso – Sim ou não?

Quando o PT ganhou 4 vezes seguidas com as urnas eletrônicas, eu era um dos que suspeitava das urnas. Não achava possível as pessoas votarem em um poste. Na época, o discurso predominante é que a fraude não estava nas urnas eletrônicas, mas no sistema de totalização que, segundo diziam, “rodava em uma cloud na Venezuela” (???). Por fim, votei no segundo turno das eleições passadas no Bolsonaro e contra o PT (meus votos tem sido assim desde 2002), e o Bolsonaro ganhou.

Se eu acho as urnas seguras? Eu não tenho que achar nada. A regra do jogo atualmente é utilizar as urnas eletrônicas. Se eu acho que poderia haver um debate mais amplo sobre a segurança das urnas eletrônicas? Sem dúvida alguma! Deveria ser promovido pelo TSE, deixando claro que o povo em geral é leigo em se tratando de Tecnologia e Segurança da Informação. Teria que ser algo muito didático.

Enfim… Não é porque o Bolsonaro levantou essa lebre que a lebre não existe. O problema é que ele é inábil. Tipo o documento que ele vazou sobre o inquérito confidencial na PF. Tipo o “desfile” da Marinha (que vergonha!!!). Não interessa se já estava marcado. Desmarcassem. Questão de sensibilidade, de tino político, que ele definitivamente não possui.

Quem está celebrando porque o Bolsonaro perdeu está bem afastado da democracia. Todos os brasileiros perderam ontem. Espero que o TSE não entenda a decisão do congresso como algo do tipo “o povo brasileiro confia cegamente em vocês”, porque isso nem de longe é verdade.

6 pensamentos sobre “Voto impresso – Sim ou não?

  1. Não.
    Eu penso que há coisas que são inquestionáveis como a Terra não ser plana. Assim, é o único “orgulho” atual brasileiro, a votação eletrônica. Eu vivi os tempos do voto impresso, e eu trabalhei pelas eleições. Nossa, era tanta fraude! Era escandaloso! Custa entender depois de anos sendo eleito pela urna eletrônica, só agora, num movimento de desespero tentar grosseiramente imitar o ex-lider derrotado de outro país.Falando nisso, já se sabe qual o proximo passo. triste Brasil, um simples imitador do pior que há na cultura americana. Se ainda tentassem imitar o que há de bom.
    É preciso ter responsabilidade nas funçóes. Não basta apenas acusar, são necessários argumentos, dados verdadeiros, provas, etc.
    Sinceramente, não sei o caminho que o país deve seguir, mas este não é o certo, com certeza. O brasileiro precisa para de ver a política como futebol. A culpa não é do juiz, muito menos da bola ou das traves. Reflitam!

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu sou a favor de discussões produtivas, e o nosso presidente é a favor de bravatas. Um blefador de quinta categoria sem nenhuma credibilidade. Até o que eventualmente ele diga com boas intenções ficará sempre perdido no mar de delírios em que ele vive.

      Sim, ele tentou e tenta copiar o Trump, mas não tem tutano e nem o cacife necessários para ser mais do que um reles político do baixo clero.

      Ele só conseguiu uma única coisa: enterrar de vez os sonhos de termos um governo de direita no Brasil. Nada além disso.

      Curtido por 1 pessoa

    • Acho que de esquerda claramente já tivemos. Foram ao menos 14 anos nas mãos do PT. Centro, tivemos o FHC, que foi brilhante no seu primeiro mandato e se complicou no segundo. E agora, um de extrema direita, bravateiro, e inábil. Ainda estou esperando um de direita. Complicado. Muito populismo e o brasileiro parece adorar isso. Quanto mais populismo, melhor! E não é o governo um reflexo do que nós somos enquanto povo?

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.