Um dia, eu estava andando na praia e senti que meu mamilo esquerdo estava mais sensível do que o normal. Cheguei em casa e fiz um autoexame. Para minha surpresa, havia um nódulo bem abaixo do meu mamilo.
Fui na Internet procurar sobre o assunto. Minha tia por parte de pai morreu de câncer de mama. Sei que o assunto não é brincadeira. Eu já sabia que homens também poderiam ter câncer de mama, mas ali estava eu preocupado, meio que sem saber o que fazer, até porque era domingo.
No dia seguinte, corri para um mastologista. Ele me examinou e disse que não parecia ser câncer, mas algo conhecido como ginecomastia. Pediu uma mamografia e uma ultrassonografia para fechar o diagnóstico.
E lá fui eu fazer os exames. Vi-me diante de um monte de mulheres com possíveis problemas muito mais graves nas mamas. Sei que o câncer de mama masculino corresponde a cerca de 1% dos casos, mas e se eu fosse um desses 1%? Passava de tudo na minha cabeça. Era algo que realmente estava mexendo comigo.
Fiz a mamografia primeiro, e logo depois a ultrassonografia. A mamografia é um exame desconfortável, digamos assim. E eu pensando nas mulheres lá fora, esperando para passar pelo mesmo que eu. Lembrei das estatísticas e tal, e achei que Deus queria me mostrar alguma coisa. Eu ainda não estava certo do quê.
Da mamografia, fui direto para a ultrassonografia. A médica fez o exame e pediu para ver a mamografia. Com firmeza, me disse que era a tal ginecomastia. Alívio total, mas na minha cabeça só se passava como poderia ser se a médica tivesse dito que era algo mais grave…
Voltei ao consultório do médico e ele me disse que eu poderia tomar um remédio ou tirar o nódulo fora. “Vamos tirar isso agora!”, disse eu. E marcamos a cirurgia.
Fiz os exames pré-operatórios e marcamos a cirurgia. No hospital, lembro-me de brincar com as enfermeiras que se preparavam para as cirurgias da parte da tarde. Eram quatro salas de cirurgia. Havia eu e mais três cesáreas (sim, eu operei em um hospital maternidade). E para não perder o bom humor, falei em alto e bom som: “Só para deixar claro, o meu caso não é cesárea, tá?” Risadas sem fim, até que o anestesista me apagou.
Fiz a cirurgia e tal. Acordei ainda no centro cirúrgico. Muito louco da anestesia, querendo falar com todo mundo. Fui para o quarto ficar em observação e acabei voltando para casa durante a noite, na companhia de minha mãe (que ficou lá o tempo todo), e resolvi andar pela rua para o efeito da anestesia passar (coisa que o médico disse para eu não fazer).
Foram 15 dias com os pontos. Depois, a espera pelo resultado da biópsia. Quase 30 dias no total. Realmente, um lipoma (descobri isso faz uns 30 minutos). Nada demais. Eu estava livre!
E durante esse tempo todo, entre o descobrir o nódulo e receber o resultado da biópsia, eu fiquei tentando entender o que Deus estava querendo me mostrar, e isso ficou claro:
1 – Homens: essa doença não é apenas de mulheres. Há câncer de mama masculino! Portanto, façam o autoexame e procurem ajuda o mais rapidamente que puderem caso encontrem algo diferente nas suas mamas.
2 – Mulheres (e essa foi a parte mais importante): eu vivi de maneira rasa o que vocês vivem ou podem viver com 99% de chances a mais do que eu. Queria deixar clara aqui a minha admiração e carinho pela sua força, pela sua luta, na certeza de que começar a lutar contra a essa doença terrível o quanto antes é a melhor maneira de prevenir problemas mais graves. Façam o autoexame! Cuidem-se! E recebam o meu apoio incondicional. ❤
Maiores informações no INCA.

Ótimo alerta esse seu depoimento.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É esse o objetivo!!! 🙂
CurtirCurtir
Aconteceu algo parecido comigo, mas por eu ser mulher, muito mais comum. O pior é o sentimento antes do diagnóstico, na minha família também há muitos casos de câncer de mama, colo do útero, etc.. O melhor é o alívio depois! E o incrível, você lidou muito bem. Existem homens que nem sequer cogita divulgar isso.
Meu cachorro foi fazer uma cirurgia para retirada de tumor que estava próximo ao pênis e testículos, consequentemente teria que tirar o pênis e os testículos, a veterinária me olhou e perguntou “Você quer prosseguir com a cirurgia? Tem pessoas que optam por não operar por ter que retirar o pênis e testículos e ficar com aspecto de fêmea.” Eu fiquei absolutamente abismada. Preferem deixar o cão morrer, à operar. Bem, melhoras!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu acho que lidei bem com isso porque agi rapidamente. Eu vejo muita gente enrolando para resolver as coisas, e em certos casos, tempo é tudo. E no final, a verdade é que eu não fiz uma mastectomia, né? Só removi o lipoma. Então, depois da cicatrização, não muda nada. 🙂
Eu me senti na OBRIGAÇÃO de divulgar isso. Falei com amigos e amigas sobre o assunto e ninguém sabia da possibilidade de ocorrer em homens. Então, o objetivo foi realmente alertar. O preconceito, como você bem ilustrou no caso do cachorro, mata muito mais do que se imagina. É a mesma coisa de homens que se recusam a fazer o exame de toque para avaliar a próstata.
Eu já estou 100% recuperado, graças a Deus! Agora, é curtir a vida.
Um beijo e obrigado por suas palavras! ❤
CurtirCurtir
E pessoas duvidam que o preconceito mata! Temos exemplos reais para provar isso. Que ótimo que você se recuperou!! Até mais! ☺️
CurtirCurtido por 1 pessoa
O preconceito, a ignorância… Tudo isso mata. Fique com Deus! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fábio, parabéns pela sua exposição e pedido de conscientização. Possuo uma mutação genética chamada TP 53, que possibilita desenvolvimento de câncer de mama masculino. Faço os exames preventivos regulamente, e sei exatamente como é explicar para as atendentes das clínicas que “o exame é pra mim mesmo, não para minha mulher”…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei minha obrigação como homem fazer isso. Não se fala desse assunto abertamente. Uma pena! E você está no caminho certo, se cuidando. Se Deus quiser, nada vai acontecer. Abraços e fique com Deus!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cuidado vale para todos. Muito bem!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exatamente!!! 😉
CurtirCurtir
Nossa, não sabia sobre câncer de mama nos homens. Que bom que você está bem! E seu relato será importante para muitas pessoas, sem dúvidas. Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O objetivo é justamente esse: levar a mensagem para o máximo de pessoal possível. Obrigado!!! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pingback: – O câncer de mama masculino. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES
Pingback: Câncer de Mama Masculino – Um canceriano sem lar.
Pingback: – O câncer de mama masculino. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES