“Eu sei o que é melhor para você”

Muito cuidado com quem diz a frase “eu sei o que é melhor para você” e suas variações. Isso vale para toda e qualquer pessoa, incluindo os seus próprios pais.

1. Está implícito na frase que você é incapaz de saber o que é melhor para sua vida. Por isso, é quase que uma obrigação moral da pessoa intervir. Esta pessoa se passa por um “salvador”.

2. O objetivo, via de regra, é gerar em você uma dissonância cognitiva para que deixe de acreditar nos seus próprios valores, na sua visão de mundo e nas suas vontades, tais como se estas fossem sempre prejudiciais a você mesmo.

3. Esta frase tenta despersonalizar você ao ponto de que dependa totalmente da validação do outro para realizar as tarefas mais básicas de sua vida. É o outro que decide quem você deve amar, como você deve se vestir, com quem deve andar, o que deve falar e por aí vai.

4. Quem fala esta frase não admite ser questionado. Afinal de contas, considera-se e apresenta-se como um ser superior, tal como se fosse seu mentor. Seus mecanismos de culpa podem literalmente fazer você se sinta obrigado a seguir literalmente tudo que lhe for dito. Afinal de contas, seu mentor conhece cada gatilho (e possivelmente os implantou em você) que ele precisa acionar para que a manipulação ocorra.

5. E para a surpresa de ninguém, esta é uma das ferramentas preferidas dos manipuladores em geral.

Fique atento aos sinais.

3 pensamentos sobre ““Eu sei o que é melhor para você”

  1. Pingback: “Eu sei o que é melhor para você” – CURIOSIDADES NA INTERNET

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.